Você não precisa ser maduro o tempo todo

 Quanto mais a gente fala que aprendeu e fala das nossas mudanças, mais a gente percebe que ainda existem muitas coisas para aprendermos ou coisas que não conseguimos conduzir com facilidade. Fato é que nós nunca sabemos de nada. Fato é que somos super experts (e eu tenho uma amiga que adora essa palavra haha) quando o assunto é os relacionamentos dos outros, mas quando se trata dos nossos somos enlaçados por dúvidas, medos, inseguranças, incertezas, receios, anseios e muitos até por aquela necessidade quase paranóica de enfrentar suas relações de uma forma completamente madura.

 E tem gente que talvez já seja forte e madura para caralho (porque, sei lá, suas vivências já lhe ensinaram a ser assim), mas durante essa tentativa de ser ainda mais, acaba é se enfraquecendo... Além de frustrada, é claro. Acredito que o massa é a gente reconhecer e encarar as nossas dificuldades ou problemas do jeito que eles realmente são e como coisas que, de uma forma ou de outra, acabariam fazendo parte da nossa vida, a gente querendo ou não.
 
 Acho que isso também é ser leve... Afinal, a vida é SIM mesmo leve!!! Nós que a complicamos demais, insistimos em analisá-la demais tentando ser os "fodões" sempre, enquanto tudo ficaria muito mais simples se somente deixássemos as coisas acontecerem sem essa precisão de encontrarmos sentidos, respostas e soluções para tudo. Como diria um trecho de uma linda canção de O Teatro Mágico (maravilhosa banda que eu amo): "descobrir o verdadeiro sentido das coisas é querer saber demais...".
 
 Sabe, às vezes o que a gente mais precisa é encarar os nossos medos com coragem (isso mesmo, encarar os nossos medos corajosamente), usá-los de um jeito VAI, não de um jeito FICA. Às vezes o que a gente mais precisa é viver sem a pretensão de acertar sempre, de ser a pessoa madura sempre e no final, caso ele, o sofrimento, invente de aparecer, enfrentá-lo como uma consequência ruim sim, mas inevitável e talvez até necessária. Não sei, mas acho que o sofrimento ao ser vivido assim, dessa forma leve, transparente, otimista e sem pressões, as chances dele passar muito mais rápido são bem maiores e, nestas condições, o nosso agir com força e maturidade farão muito mais sentido (se é que alguma coisa ainda precisa fazer sentido, rs) e, principalmente, um bem, beeem mais danado! 
 
 

Mylena Costa Jacundá

"Quem me dera ao menos uma vez que o mais simples fosse visto com o mais importante..."
(Renato Russo)